domingo, 28 de novembro de 2010

Definição dos Valores (Parte II)

Voce pode ser um(a) jovem...

... Consciente e crítico(a)

Além disso, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar vossos pensamentos(Fl 4,8) Hoje em dia, os jovens são bombardeados, pressionados, criticados de todos os lados: rádio, jornal, televisão e internet; fabricantes e comerciantes da moda; editoras de livros e revistas; gravadoras; fábricas de refrigerantes; etc., todos querendo "vender seu peixe".
Desenvolvendo uma consciência moral e crítica, cada um deve possuir a capacidade de julgar suas próprias ações, seus pensamentos, seus pensamentos, decidindo se são bons ou maus. Cada um deve ter uma espécie de voz interior que aprovará ou desaprovará suas atitudes, inclinando-lhe para os valores positivos, para os princípios cristãos e, consequentemente, encaminhando-lhe para a prática do bem.
Aquilo que cada um é hoje, na maior parte, é o resultado do ambiente vivido, da educação, do que foi assimilado pela mente e coração, em especial por meios dos olhos e ouvidos.
Quanto mais exposto estivermos a certa coisa mais esta se tornará parte de nós. Devemos selecionar os filmes e programas de televisão que pretendemos assistir, os livros e revistas que vamos ver, Reservando tempo para alimentar a mente com espelhos de virtudes cristãs. Jovens conscientes e críticos possuem opinião formada sobre todas as coisas e a vivem/expressam com autoridade, destemor, liberdade e responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário