sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A Definição dos Valores (Parte III)

Você pode ser um(a) jovem...

...Livre e Responsável

É para que sejamos homens livres que Cristo nos libertou. ...Não abuseis, porém, da liberdade como pretexto para prazeres carnais. (Gl 5,1.13). Quando você é jovem, tem uma espécie de liberdade que não terá mais adiante. Está livre para gastar muito tempo em obter conhecimento e desenvolver suas capacidades e habilidades.
A liberdade consiste em exercer seus direitos, em cumprir. Não estar preso a determinações externas, contrárias aos seus desejos interiores. Os jovens livres são aqueles que podem fazer o que querem, conforme suas crenças, valores e condições de vida.
Os jovens que não respeitam a sua própria personalidade, para seguir tão somente as opiniões dos outros, não conhecem a liberdade, pois esta exige consideração de si mesmo, exige respeito às convicções e escolhas pessoais. Além de querer, é preciso saber o que se quer.
É natural que você comece a sentir o desejo de liberdade, que deseje ter certa medida de independência. Seus pais provavelmente começarão a prepará-lo(a) para a ocasião em que pode ser independente.
Farão isso por dar-lhe gradualmente mais responsabilidades e o privilégio de participar da tomada de certas decisões a respeito das coisas que você irá fazer. Preferência nos estudos, nas compras, no trabalho, não importa o que eles considerem apropriado nesse sentido, caberá a você mostrar que merece tal responsabilidade.
A reflexão é indispensável. Nem todos os jovens refletem e, por isso, não sabem, efetivamente, o que querem da vida. Se tomar uma decisão sem reflexão, embora pareça sua, pode não ser autêntica porque nem sempre por sua necessidade real.
Ela é uma decisão condicionada pela moda, pela propaganda, pela ideologia dominante na sociedade. Os jovens que agem dessa maneira, sem ter consciência do seu condicionamento, não podem ser livres, são manipulados pela sociedade.
Se suas atitudes são reflexivas, construtivas e produtivas em relação a você mesmo(a), está agindo com liberdade e responsabilidade. Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém. Tudo me é permitido, mas eu não me deixarei dominar por coisa alguma. (1Cor 6,12)
A liberdade é um dos maiores bens do homem. Entretanto, não quer dizer fazer tudo o que se quer ou o que se gosta, na hora que bem entender, mas fazer o que é certo, com responsabilidade.
Mas ela não pode ser exercida ferindo a liberdade do outro. E virtude é o hábito de praticar o bem, de realizar ações que conduzam à verdadeira felicidade.
Precisa ter uma posição ativa diante da vida. Você é livre e responsável quando assume a direção de sua vida, em lugar de esperar que alguém venha lhe dizer o que fazer. Se vive com responsabilidade, não foge de suas crises pessoais nem deixa de cumprir suas obrigações.
Mas também é capaz de reconhecer aquilo que não depende de si, de modo a não se sentir culpado(a) por acontecimentos que não pode evitar. Com a graça de Deus, seja um(a) jovem livre, mas responsável.

… Comunicativo(a) e Alegre

Que as vossas conversas sejam sempre amáveis, temperadas com sal, e sabei responder a cada um devidamente. (Cl 4,6) Sem comunicação – sem falar, interpretar, ler, gesticular, escrever, cantar, tocar músicas, ouvir, observar os outros com o objetivo de aprender – não se pode desenvolver o conhecimento e a experiência.
Para que seja bem-sucedido(a) na vida, terá de ser uma pessoa social, capaz de se dar bem com os outros, de obter a cooperação deles e conquistar o respeito que merece. Terá de se comunicar com alegria com todos, sem distinção ou preconceito, com o amor e a paz de Cristo.
Os jovens comunicativos e alegres saúdam a todos com um simpático “gesto de paz”. Desejam um “bom-dia!” Sorriem, cantam, brincam, vibram e amam sempre mais e mais. Mas a mais perfeita característica de uma pessoa comunicativa e alegre é o sorriso. Que dura somente um instante, mas sua recordação é quase eterna. È um bem que não se pode comprar, emprestar ou roubar, porque só tem um valor no instante em que se dá. Repleto(a) de amor, alegria e paz, sorria sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário