sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A definição dos valores

Bom galera, estarei postando uma série de artigos extraídos do livro "O livro do Jovem (Como viver a juventude hoje)" de Edivaldo Vicente Barbosa Júnior

Sua juventude deve ter um sentido. Você deve aspirar algo em sua vida; desejar explicitamente atingir um objetivo. Ter uma razão para viver: sentir, agir, pensar, falar. Você precisa definir os seus valores, construir um conjunto coerente de princípios e crenças, um modo de pensar pelo qual ajustará sua conduta, tendo uma personalidade própria, firme e forte. Precisa ter um estilo pessoal de agir e reagir, que não se confunda com o de qualquer outro. Uma maneira de ser, de comportar-se. Um estilo certamente mutável, mas que se organiza em torno de certas constantes (segundo os valores), que permitem predizer comportamentos, reconhecê-lo(a) por posturas, gestos e atitudes. Enfim, você precisa definir "quem é você".

VOCÊ PODE SER UM(A) JOVEM...

... EQUILIBRADO(A) E CRISTÃO(A)

Não existe um padrão ideal de equilíbrio. Existem pessoas que se ajustam melhor às circunstâncias e acontecimentos da vida. O segredo para você viver a sua juventude equilibrada é aceitar o seu eu real(a pessoa que você é, de fato) e combinar com as aspirações do seu eu ideal ( a pessoa que você sonha ser) para transformar seus sonhos em realidade.
Sua juventude só tem sentido se vivida com amor! Precisa ser um(a) jovem cristão(a). Os jovens cristãos são imitadores de Jesus Cristo. Vivem com Ele e segundo Ele. Anunciam o Evangelho, denunciam as injustiças, buscam a santidade e se esforçam por fazer a vontade de Deus, guardando todos os Mandamentos.
Quem não está comigo está contra mim; e quem não ajunta comigo espalha. (Mt 12,30) Seja de Cristo! Proclame Jesus Cristo como Senhor de sua vida e, antes de agir e falar, pergunte-se: "Se Jesus estivesse em meu lugar, Ele faria/falaria isso?"
Jovens equilibrados e cristãos são virtuosos: responsáveis, humildes, críticos, honestos, verdadeiros, conscientes, solidários, caridosos, prudentes, comunicativos, justos, leais, bondosos, alegres, amorosos, perseverantes, pacientes, obedientes, etc.



Bom amigos até semana que vem ou até a próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário